Shopping Pátio Higienópolis

LIVRARIA DA VILA

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
São Paulo, Brasil
766 m²
2011

Os projetos para as Livrarias da Vila, na cidade de São Paulo, vêm sendo desenvolvidos a partir de uma ideia central, que definiu a identidade do empreendimento comercial e um método de trabalho: ao mesmo tempo em que se trabalha com um leque de elementos identitários, mais ou menos constantes, procura-se contemplar os desafios particulares de cada novo projeto, relacionados principalmente ao local onde será construído, criando alguns diferenciais, ou surpresas particulares.
A menor unidade da livraria, ponto de partida do projeto, foi o livro. Os livros dominam os espaços, revestem as paredes preenchendo as estantes, mas também se acumulam em móveis dispersos e até em pilhas pelo chão. Em função do livro foi trabalhado o elemento forte de identidade das Livrarias da Vila: as estantes, os suportes dos livros. Construídas em madeira escura, elas recobrem paredes, dividem espaços e até se transformam em vitrines pivotantes e porta de acesso das livrarias. As estantes abraçam o leitor convidando-o à descoberta do livro e do seu espaço, à maneira e no clima das bibliotecas antigas e dos sebos de livros usados.
O alvo do projeto é o cliente-leitor, aquele que ora busca um objeto preciso, ora demora o olhar, vasculhando as estantes em busca de velhas emoções ou de novos horizontes. Além de uma bem organizada miscelânea de livros de todos os gêneros, os clientes podem contar com iluminação apropriada e poltronas, sofás e cadeiras espalhadas nos diversos ambientes, para que seja possível conferir confortavelmente suas escolhas e seus achados. Os espaços onde são instaladas as diferentes livrarias, todos amplos, também são trabalhados de maneira a oferecer a sensação de quase privacidade, conseguida através do arranjo das estantes, da criação de mezaninos, do rebaixamento dos forros ou da definição de ambientes menores em conexão com o espaço principal. A exceção fica por conta da seção infantil, onde as estantes são brancas e os espaços claros e amplos para receber as cores das publicações e a alegria dos pequenos usuários.
A Livraria da Vila localizada no Shopping Pátio Higienópolis é o terceiro projeto realizado pelo arquiteto, e o segundo localizado no interior de um centro comercial, que tem regras e limitações próprias para a instalação das lojas. Mesmo adaptando-se a estas regras, o projeto manteve os elementos que definem a identidade das lojas. Estantes de madeira escura ocupam todas as paredes, e à entrada assumem mesmo a forma de porta-vitrine pivotante. Poltronas e mesas são dispersas nos diferentes ambientes favorecendo a consulta e leitura das obras e com isso a permanência do cliente.
O espaço único de 760 m² em um só pavimento organiza-se a partir de um pequeno espaço de pé-direito rebaixado, destinado à seção de revistas e à papelaria; conduz ainda a uma grande sala circular, que por sua vez dá acesso a três salas de literatura especializada, um auditório e um café, espaços independentes entre si mas organizados como satélites do grande espaço central.

Texto de Cecília Rodrigues dos Santos

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Marcelo Alvarenga
Katherina Ortner

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE DE PROJETO

Cristiano Kato
Flavia Oide
Daniela Kurc
Danilo Zamboni

FOTOS

Nelson Kon

Isay Weinfeld Isay Weinfeld