Salvador

HOTEL FASANO

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
Salvador, Brasil
7.396 m²
2018

O Hotel Fasano Salvador ocupa um edifício Art Deco no centro histórico de Salvador, construído nos anos 20 para abrigar a sede do jornal A Tarde.

O tombamento, restrito à fachada, alguns ambientes e revestimentos, proporcionou-nos certa liberdade no rearranjo do layout, respeitados a estrutura e elementos originais do edifício – portas, ornatos de parede e teto, e o piso do hall, primorosamente assentado em cabochon de mármore.

Com 70 quartos distribuídos ao longo de 11 andares, o hotel conta ainda com lobby, restaurante, spa, business center e uma piscina na cobertura.

A tônica da escolha dos acabamentos foi, em grande parte, a deferência simbólica à história e cultura locais. E assim, painéis de madeira escura reverenciam o famoso Jacarandá-da-Bahia, hoje infelizmente em extinção; o granito Azul-Bahia reveste a piscina dotando-a de um azul profundo, quase como se se estendesse ao mar que se avista defronte; e, por fim, linhos e rendas tão notórios do artesanato local completam a paleta de materiais que confere aos ambientes um clima aconchegante e relaxado dentro da sofisticação que distingue a bandeira Fasano.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADOR

Domingos Pascali

COORDENADOR

Elena Scarabotolo

EQUIPE DE PROJETO

Cristiano Kato
Danilo Hideki
Elisa Canjani
Flavia Oide
Gabriel Fiuza
Nara Diniz
Sophia Lin

FOTOS

Fernando Guerra

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
Punta del Este, Uruguai
Tipo 1: 80 m² | Tipo 2: 120 m²
2008

O Hotel Fasano Las Piedras é um empreendimento construído em Punta del Este, Uruguay. Combina casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades – spa, centro equestre, campos de polo e 3km de praia nas margens do Arroyo Maldonado -, numa ampla área de 480 hectares, dominada por uma paisagem dramática e deslumbrante: árida, rochosa e de vegetação esparsa e rasteira.
O cenário inspirou o antigo proprietário a erguer, com as pedras do próprio local, a sua casa e um anexo.
Ao chegar lá para uma primeira visita de reconhecimento do terreno, não tivemos dúvida de que essas construções – rústicas e artesanais – deveriam ser preservadas.
O estudo detalhado do programa/client brief levou à opção por uma implantação pulverizada das unidades que compõem o complexo, concebidas e distribuídas como módulos isolados, “pousados naturalmente” sobre o terreno, como as próprias pedras – uma solução que visa evitar a construção de grandes prédios ou volumes que interfiram demais na paisagem. Levou ainda à decisão de instalar na antiga casa a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras, e no anexo – antes ‘private quarters’ do proprietário – o Restaurante Fasano.
As demais estruturas – 20 bangalôs (80 e 120m²), spa, piscina e bar, lounge para festas – foram construídas no mesmo conceito, distribuídas e ‘pousadas’ pela propriedade, como as próprias pedras locais.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE

Adriana Aun
Bruno Levy
Manoel Maia
Alexandre Nobre
Juliana Scalizi
Sebastian Murr
Leandro Garcia

FOTOS

Fernando Guerra

Isay Weinfeld Isay Weinfeld