INSTITUTO LING

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
Porto Alegre, Brasil
3.291 m²
2014

O edifício do Instituto Ling, localizado numa esquina no bairro de Três Figueiras, em Porto Alegre, é um volume que, a partir da rua, vê-se baixo e levemente destacado do solo, como um objeto que flutua em meio ao jardim.
A fachada principal, voltada a Sudeste, é praticamente cega – a única abertura é a da porta de entrada, acessível por uma rampa sinuosa que se eleva por sobre o jardim. Já a fachada Sudoeste, em contraste, é mais leve e transparente, com brises verticais a controlar internamente a iluminação.
A partir da entrada e adiante, o visitante percorre uma sucessão de galerias. Elas dão acesso, em diferentes pontos, à recepção, à loja, ao café e a um pequeno espaço expositivo, até que se chegue à entrada do auditório.
Cada trecho desta galeria tem formas diferentes de abertura para o exterior, de acordo com a luz desejada – e que o uso determina. E assim, o primeiro trecho – onde estão a recepção e a loja – recebe uma luz filtrada, através dos brises verticais/vidros instalados na fachada. Continuando o percurso, à direita, chega-se ao café – aqui, há a alternância entre uma parede cega e um pano de vidro que se estende do chão ao teto, com portas que dão acesso a uma varanda aberta. Por fim, à direita novamente, chega-se ao espaço para exposições e à entrada do auditório, com farta iluminação zenital.
Os acabamentos na circulação/galeria são neutros, com paredes e forro brancos e piso cimentado cinza. Em contraste, os ambientes de apoio, acomodados em nichos abertos a essa circulação (loja, café, acesso ao auditório e escadaria), têm paredes revestidas com painéis de madeira.
Em um percurso diferente, à direita da entrada principal, tem-se acesso às salas de curso, sala de reunião, toaletes e a escada que conduz ao andar inferior.
No pavimento inferior estão salão de eventos, cozinha para cursos, sala para degustação, e área administrativa. A cozinha foi projetada para a realização de cursos de culinária, mas serve também ao apoio de eventos. É conectada a uma sala de degustação – com mesa de jantar para doze pessoas – por sua vez integrada ao jardim lateral. O salão de eventos permite a organização de exposições, apresentações musicais e atividades sociais diversas. Amplamente envidraçado em duas das faces, abre-se para os jardins de fundo e lateral.
Os acabamentos predominantes neste pavimento são paredes e forro brancos e piso de madeira, exceto na cozinha e sala para degustação, onde o piso recebeu um revestimento cerâmico.
O edifício possui ainda um subsolo com garagem, depósitos, áreas técnicas e vestiários para funcionários.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE DE PROJETO

Sebastian Murr
Alexandre Nobre
Cristiano Kato
Danilo Zamboni

EQUIPE DE INTERIORES

Lucas Jimeno
Carolina Miranda

FOTOS

Leonardo Finotti

Isay Weinfeld Isay Weinfeld