CASA GÊNESES

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
São Paulo, Brasil
2.000 m²
2011

A maneira de acomodar o programa de uma residência de 2700m² destinada a uma família com intensa vida social, em um terreno de acentuado declive e cuja porção mais plana se encontra no alto e no fundo do lote, foi distribuí-lo ao longo de três pavimentos, deixando o jardim, a piscina e a área social na cota mais alta. A partir da rua, é possível ainda subir diretamente ao último pavimento por um caminho que dá a volta pela face Leste, em meio a um exuberante jardim tropical, até o gramado para o qual se abre a área social da residência. Em um partido muito comum das residências paulistas, a casa volta-se para dentro, para seus jardins, preferindo olhar a cidade ao longe.
O andar superior é todo voltado ao convívio social. Um amplo salão, a ocupar toda extensão do pavimento, agrega variados ambientes de estar, demarcados apenas pelo layout dos móveis. Com forro e piso de ripas de madeira dispostos de forma a acentuar o sentido de longitudinalidade do espaço, o salão é marcado por três fortes referências verticais: uma lareira suspensa e dois pilares de seção circular e revestidos em aço inox. Portas envidraçadas de um lado e de outro do salão abrem-se para duas varandas e o jardim, garantindo a integração entre interior e exterior. Ao fundo, um volume vermelho, que se projeta sobre o jardim além da projeção da laje, contém uma sala de refeições ao estilo japonês.
Um nível abaixo, estão as áreas reservadas da casa – os quartos da família, o de hóspedes, um spa, uma sala de TV e uma brinquedoteca.
Abaixo ainda estão todas as dependências de serviço e de apoio, além do estúdio do cliente, que se pode acessar diretamente pelo jardim frontal ou pelo seu dormitório, no andar acima.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

COORDENADOR

Elena Scarabotolo

EQUIPE

Sophia Lin
Luciana Siqueira

FOTOS

Fernando Guerra

Isay Weinfeld Isay Weinfeld