CASA D'ÁGUA

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
São Paulo, Brasil
498 m²
2003

A partir da rua e ao longo de toda extensão do terreno, o recuo lateral da casa é tomado por um estreito espelho d’água: na primeira metade, grandes pedras de granito ancoradas à laje de fundo emergem da superfície formando um caminho que leva ao pátio central; adiante deste, o caminho dá lugar a uma raia de natação.

O formato do terreno, longo e estreito, levou-nos à criação de um pátio a dividir a construção em dois blocos, de maneira a permitir uma boa insolação em todos os cômodos – eles abrem-se ao Norte, Leste ou Oeste. Ao ar livre, entre os dois blocos, grossas cordas de sisal formam uma cortina que sombreia o pátio e filtra a luz do sol.

O programa foi distribuído pelos 4 andares da casa de acordo com a função: garagem e casa de máquinas no subsolo; salas de estar, jantar, cozinha e área de serviço no térreo; sala de TV e dormitórios no primeiro pavimento; e finalmente, no último andar, um pequeno escritório e o terraço.

Os clientes não queriam que a casa lhes parecesse nova, estranha. Propusemos então que fosse construída com alguns elementos de sua fazenda no interior do estado, e eles concordaram. De lá foram trazidas as pedras que recobrem o muro junto ao espelho d’água, assim como a madeira (antiga) que reveste o piso dos dormitórios – uma referência ao jeito da família morar, à sua história e à sua relação com a natureza.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE

Adriana Aun
Fabio Rudnik
Isis Chaulon

FOTOS

Álvaro Povoa

Isay Weinfeld Isay Weinfeld