EDIFÍCIO AZUL

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
São Paulo, Brasil
5.276 m²
2016

O Edifício Azul ocupa um terreno de contorno irregular entre as ruas Simpatia e Medeiros de Albuquerque, que compreende ainda um desnível equivalente a quatro pavimentos.
O corpo do edifício em si está implantado na porção mais baixa e mais larga do terreno, e se liga ao acesso principal na parte mais alta – Rua Simpatia – por uma passarela suspensa sobre a rampa de veículos.
Compõe-se de três volumes conjugados – duas torres de mesma altura, cortadas pela passarela, e um volume mais baixo.
Esta organização, em planta, resulta um pavimento tipo com duas unidades por andar, uma em cada torre. Um terceiro volume anexo, mais baixo, comporta a piscina no pavimento térreo, e garagens e loja nos pavimentos inferiores.
As lojas têm pé-direito duplo e abrem-se totalmente para a calçada na Rua Medeiros de Albuquerque, que se alarga para acomodar algumas vagas de estacionamento entre pequenos jardins.
Cada volume do conjunto tem uma cor diferente: os volumes mais altos, preto e cinza, e o mais baixo, branco. Todos os elementos que compõem as fachadas, como gradis e caixilhos, têm a cor do respectivo volume, exceto pelo revestimento das varandas, que são de madeira.
A passarela, elemento fundamental do projeto por sua importância como acesso, se diferencia pela cor azul. Da mesma forma, são azuis as conexões verticais entre os volumes.

AUTOR

Isay Weinfeld

COORDENADOR

Monica Cappa

EQUIPE DE PROJETO

Alan Chu
Cristiano Kato
Danilo Zamboni
Fernando de Mendonça
Katherina Ortner
Sebastian Murr
Tiago Mestre

EQUIPE DE INTERIORES

Carolina Miranda

FOTOS

Fernando Guerra
Nelson Kon

Isay Weinfeld Isay Weinfeld