CASA DAS FIGUEIRAS

LOCALIZAÇÃO ÁREA CONSTRUIDA ANO
São Paulo, Brasil
2.400 m²
2013

A existência de duas grandes árvores (Ficus elastica) determinou a distribuição do programa e a implantação da casa. Foi previsto um grande domus no andar superior para que a vista da copa da árvore estivesse sempre ao alcance.
No térreo, o partido foi a criação de um volume principal, todo em madeira, que abriga a grande varanda coberta. Essa varanda serve como uma grande sala multifuncional que, em seu principal espaço, abre-se para o jardim dos fundos com um generoso vão de 15 metros.
A partir desse volume principal, há a intersecção de outros volumes de concreto.
O volume de cima, composto por uma sucessão de caixas de distintos materiais, criou uma fachada cega em direção à rua, que dá mais privacidade às suítes.

Materiais:
A fachada é composta por 3 elementos principais, que foram arranjados da seguinte forma.
O elemento metálico verde foi usado no andar superior, ora em painéis cegos, ora em painéis tipo muxarabi;
A madeira ripada sai da varanda coberta no térreo e compõe os pórticos da fachada. Ela aparece novamente nas suítes em forma de painel muxarabi, com três orientações diferentes: aletas verticais e horizontais alinhadas com a fachada.
O concreto tem três tratamentos distintos: liso, com agregado exposto e ripado.
Originalmente, os volumes que intersecionam a varanda coberta eram em concreto cinza. Após viagem ao Arizona, o cliente se encantou com a paleta bege do deserto e foi desenvolvida uma cor especial para esses volumes ficarem em tom areia.
O cliente é um homem ativo, pediu um spa completo, com piscina semiolímpica, sala de ginástica, etc. Para todo esse programa, foi construído um pavilhão anexo.

AUTOR

Isay Weinfeld

COLABORADORES

Domingos Pascali
Marcelo Alvarenga

COORDENADOR

Elena Scarabotolo

EQUIPE DE PROJETO

Adriana Zampieri
Carolina Gimenez

EQUIPE DE INTERIORES

Carolina Miranda

FOTOS

Fernando Guerra

Isay Weinfeld Isay Weinfeld