Archives

Casa Atrium

Casa Atrium

A Casa Atrium está localizada num terreno retangular e plano, que atravessa a quadra transversalmente de uma rua a outra, em um bairro residencial de São Paulo.
Além do (extenso) programa do cliente, dois fatores foram determinantes para definição da implantação da casa e organização dos espaços.
O primeiro era a existência de uma árvore que os clientes desejavam preservar. O segundo, um dado do Código de Obras vigente, que permitia a ocupação do lote em toda a sua largura.
A partir, portanto, dos limites definidos pelos recuos e pelas divisas laterais do terreno, estabelecemos a chamada área de ocupação do terreno. Ao invés de ocupá-lo na totalidade, porém, preferimos distribuir o programa em faixas estreitas ao longo do seu perímetro, de modo a deixar ao centro um generoso jardim – jardim esse, aliás, de contorno recortado, resultado do avanço maior ou menos dessas faixas, conforme a necessidade/ambiente abrigado.
O pavimento superior, não por coincidência, obedece exatamente ao mesmo contorno do jardim em seu perímetro interno, reforçando a forma irregular do vazio central. Nas faces voltadas a este vazio, portas-veneziana de correr, combinadas a painéis-veneziana fixos, cobrem toda a fachada, permitindo a alternância entre cheios e vazios quando abertas as portas, ou um plano-veneziana uniforme e contínuo, quando fechadas. Em oposição a esse dinamismo, as empenas que se vê de qualquer das ruas – à frente ou ao fundo – são completamente cegas, sem qualquer abertura. Não revelam ou antecipam qualquer detalhe a respeito da casa. É preciso cruzar a porta para descobri-la e perceber, quase num espanto, a profundidade do terreno num único olhar, através das salas, terraços e jardins, sem qualquer impedimento.

Autor
Isay Weinfeld

Arquitetos colaboradores
Domingos Pascali | Marcelo Alvarenga | Katherina Ortner | Sebastian Murr

Arquiteto coordenador
Monica Cappa

Equipe de projeto
Juliana Scalizi

Área construída
2.079 m²

Localização
São Paulo, Brasil

Ano
2014

Fotos
Fernando Guerra

Casa dos Patios

Casa dos Pátios

A Casa dos Pátios foi projetada para uma família de 4 pessoas (casal e duas crianças), num bairro residencial, muito arborizado, em São Paulo.
Dadas as dimensões e o formato do terreno – um lote estreito e comprido -, optamos pela ocupação longitudinal concentrada junto à divisa lateral direita (melhor orientação solar), que deixa à frente e ao fundo áreas para jardins, e à esquerda o caminho de acesso principal aos interiores da casa, sob pérgola de madeira, e em meio a uma vegetação exuberante.
Além das acomodações da família, o programa pedia um quarto de hóspedes independente e também uma sala de ginástica ligada à área de lazer. Estes ambientes foram projetados na edícula.
E assim, o programa foi distribuído ao longo de três pavimentos e uma construção anexa no fundo do lote, de acordo com o uso: no subsolo foram alocados garagem, oficina, áreas técnicas (caixas d´água, máquinas da piscina, aquecimento de água, gerador), além dos quartos de serviço e lavanderia abrindo-se para um jardim; no pavimento térreo, todos os espaços de convívio social, e no pavimento superior, os quartos e uma sala de estar reservada, da família.
Trata-se de uma casa construída com sistema estrutural misto, onde o concreto armado foi usado no subsolo e no pavimento térreo, e o aço, no primeiro pavimento, de modo a viabilizar o balanço a se projetar sobre o terraço da piscina.
Na cobertura, foram instaladas placas de aquecimento solar, além de domus para iluminação natural no closet do casal e banheiros do andar superior.
Pátios e terraços diversos, presentes em todos os pavimentos, pontuam toda a casa, permitindo farta iluminação e ventilação natural em todos os ambientes.

Autor
Isay Weinfeld

Arquitetos colaboradores
Marcelo Alvarenga, Felipe Hess

Arquiteto coordenador
Elena Scarabotolo

Equipe de projeto
Elisa Canjani, Sara Leitão

Área construída
757 m²

Localização
São Paulo, Brasil

Ano
2013

Fotos
Leonardo FinottiCasa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos PatiosCasa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios

Casa dos Patios